sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Anvisa se comprometeu a não exigir mais testes em animais

Por meio de um acordo de cooperação, firmado no dia 9 de agosto de 2011, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se comprometeu a deixar de exigir testes pré-clínicos em animais para a concessão de registros para medicações e cosméticos.

A proposta foi trazida pelo Bracvam (Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos), ligado ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz) que é o primeiro centro da América do Sul a desenvolver métodos alternativos de validação de pesquisa que não utilizam animais na fase de testes.

De acordo com uma das diretoras, no entanto, ainda não é possível abolir totalmente essa prática, mas será buscada uma redução, com o desenvolvimento de novas metodologias, sem que os animais sejam utilizados (link abaixo).

No próprio portal da Anvisa, a notícia acerca do acordo ressalta que A União Europeia, desde 2004, rejeita a prática de utilizar cobaias em linhas de desenvolvimento de artigos direcionados ao mercado da beleza (cosméticos) e muitos consumidores no mundo tem optado cada vez mais por produtos que não envolvam tais testes. 

Para saber na íntegra: http://portal.anvisa.gov.br/

Cabe a nós, como consumidores, persistir na busca pelo conhecimento acerca do que compramos, para desenvolvermos, cada vez mais, um senso crítico e responsável sobre aquilo que nos é oferecido pelo mercado. Temos que exigir as providências dos órgãos públicos e do Governo e principalmente boicotar empresas que ainda realizem testes em animais. O poder do consumidor está em suas escolhas. Pelo fim da crueldade.



0 comentários:

Postar um comentário