sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Marfim não é jóia. Marfim não é legal.

As vezes fico com um pouco de receio de montar posts mais pesados, sobre o tráfico ilegal de animais (ou partes deles) para não quebrar essa cara "fofinha" do blog, com tantos filhotes lindinhos esperando adoção.

No entanto, acho importante divulgar a realidade nada fofinha por trás da moda e do mercado de consumo em geral. As pessoas devem sim saber a procedência do que compram, usam e muitas vezes ostentam.

Não vou entrar no mérito do uso de pele animal neste post. Talvez em um próximo. O que me aflige hoje é o marfim. Não consigo conceber a ideia de que ainda existe gente que usa jóias ou compra objetos com marfim.

Outro dia, conversando com uma amiga, toquei no assunto e ela não sabia que o marfim era de origem animal. Muito menos que era o motivo das mortes de milhares de elefantes todos os anos, que tem seus chifres arrancados de maneira pré-histórica, para irem parar em objetos de desejo que valha-me-Deus, são absolutamente dispensáveis.

Isso tem que parar. É muita ignorância manter esse mercado, sendo que a melhor forma de ajudar a exterminar quem realmente merece ser exterminado, é simplesmente não comprar objetos feitos com marfim. Só depende de nós.

A imagem abaixo é realmente assustadora. Mas acho que mais assustador do ela é a sociedade que mantem cenas como esta se repetindo sem tomar uma atitude. É preciso começar a encarar as coisas mais seriedade. Ainda mais quando se trata da vida.




0 comentários:

Postar um comentário